Bolsa Pós-docPNPD 2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências – Toxinologia, disponibilizará em março de 2019 uma bolsa do PNPD-CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado) que deverá ser implementada à pós-doutorando ligado aos orientadores do Programa. Será realizado o processo seletivo para a contratação desse pós-doutorando com base nos seguintes critérios recomendados pela Comissão de Pós-Graduação, definidos na portaria 086 de 03/07/2013, da Capes:


1. Serão selecionados candidatos, portadores de títulos de Doutor de qualquer Instituição Nacional ou Estrangeira, obtido há no máximo 5 anos.

2. As bolsas terão duração de 24 meses podendo ser prorrogadas por mais um período de 12 meses, dependendo da análise dos resultados e principalmente das publicações resultantes.

3. Os candidatos selecionados deverão apresentar relatórios anuais atestando desempenho relevante.

4. Os candidatos selecionados deverão, necessariamente, desenvolver atividades de docência no PPGTox, que serão avaliadas no momento da renovação da bolsa.

 

Inscrição:


Os candidatos deverão enviar à Secretaria do PPGTox, de 14 a 24 de janeiro de 2019, os seguintes documentos impressos e na versão eletrônica:


1. Projeto de pesquisa dentro da área de concentração de Toxinologia, com no máximo 20 páginas, espaço 12, incluindo uma justificativa da pertinência do projeto ao PPGTox e propostas de colaboração para com o Programa.

2. Cópia do Currículo Lattes do candidato priorizando os dados de produtividade, trabalhos completos publicados e orientações.

3. Cópia do Currículo Lattes do supervisor priorizando os dados de produtividade, trabalhos completos publicados e orientações.

 

Processo seletivo:


Os projetos serão submetidos a assessores externos ao programa para análise de mérito com a seguinte pontuação:

1. Mérito do projeto associado à Toxinologia (50%)

2. Currículo do candidato (30%)

3. Currículo do supervisor (20%)


Após essa análise, a Comissão Interna selecionará, com base nos resultados dos assessores externos, 6 candidatos para entrevista que serão avaliados quanto a:


1. Profundidade do conhecimento do projeto,

2. Capacidade de adesão e colaboração ao PPGTox.

3. A avaliação se consistirá em uma apresentação do projeto de 10 minutos seguida de arguição.

Os candidatos aprovados e não classificados terão a possibilidade de serem chamados em até 6 meses após a realização deste processo seletivo, caso haja disponibilidade de vagas. Após esse período será realizado um novo processo seletivo para preenchimento de eventuais vagas. 

 

Comissão de Pós-graduação

Programa de Pós-graduação em Ciências – Toxinologia​