internacionalização

Colaborações Internacionais
internacionais.png 
O convênio entre o Instituto Butantan e o Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives (CEA – França) realiza intercâmbios entre estudantes e pesquisadores dos dois países, centrando-se na temática de Toxinologia e Vacinas. Em abril de 2014, foram firmadas as intenções do convênio no Instituto Butantan.  Três docentes do PPGTox, Dra. Yara Cury, Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi e Dra. Solange Serrano participam da coordenação do projeto de cooperação entre as equipes.  Alguns dos projetos em andamento envolvem alunos do PPGTox para estágios na França.

 

Parceria do Instituto Butantan com a Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM), firmada em junho de 2014 durante a realização do “Seminário Internacional: Novas abordagens na produção de antivenenos”, visando abordagens conjuntas para o desenvolvimento de antivenenos de nova geração, sob coordenação do Dr. Paulo Lee Ho e participação de docentes do PPGTox.

 

Projeto de cooperação com a Ohio State University, University of Central Florida e Florida State University USA, através dos docentes Dr. Inácio L. M. Junqueira Azevedo e Dra. Ana Maria Moura da Silva do PPGTox e Professores Dr. Harold Lisle Gibbs, OSU, Dr. Christopher Parkinson (UCF) e Dr. Darin Rokita, FSU. O projeto permitiu a obtenção de fomento do programa Fullbright para cooperação acadêmica da Capes com universidades norte-americanas. Também está em vigor o apoio financeiro do programa binacional da FAPESP/NSF: Dimensions of Biodiversity.

 

Projeto de cooperação com a Universidade de Notingham, Reino Unido, dentro do Edital específico da Capes, para desenvolvimento do projeto “New Experimental Approaches to Identification and Validation of Pharmacological Targets and Screening of New Molecules derived from Animal Venoms and Toxins”. Participação da docente Dra. Ana Leonor Nencione, e coordenação geral da Dra. Russolina Zingali, da UFRJ.

 

 

 

Outras ações de Internacionalização

 

Mobilidade internacional de estudantes por meio dos programas de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP.

Acolhimento de estudantes de outros países estrangeiros por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES.

Acolhimento de professores visitantes de países estrangeiros e instituições que visitam os laboratórios, ministram aulas ou seminários e, eventualmente, firmam projetos colaborativos com os docentes do PPGTox.

Participação de alunos e docentes em congressos internacionais relacionados à perspectiva interdisciplinar do PPGTox.​

 ​

​​​​