nacionais

Colaborações Nacionais

  Nacionais.png


Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTox).

Coordenação: Dr. Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant´anna e Dra. Denise Tambourgi

Vigência: 2010 a 2015, tendo sido renovado em 2016

Participação de 17 docentes do núcleo permanente do PPGTox

Rede de colaboração: FIOCRUZ, UENF, UNICAMP, UNESP, UFOPA, UFAM, MUSEU GOELDI, USP, FUNED, UFPB e UFRJ, entre outras instituições científicas.

 

Programa de Cooperação Acadêmica da Capes (PROCAD)

Coordenação: Dra. Ana Maria Moura da Silva

Vigência: 2015 a 2019

Participação de 6 docentes do PPGTox

Rede de Colaboração: Programa de pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (PPGMT), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (PPGCiamb) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências – Toxinologia do Instituto Butantan (PPGTox).

 

Projetos de Indução da CAPES: Edital 063/2010 – Toxinologia:

  • “Bothrops atrox no Oeste do Pará”. Coordenação: Dra. Ana Maria Moura da Silva. Vigência: 2011 a 2017. Rede de Colaboração: PPGTox e o Laboratório de Toxinologia do Instituto Oswaldo Cruz, RJ; Laboratório de Bioprospecção da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA e o Centro de Energia Nuclear para a Agricultura da USP, Piracicaba, SP.
  • “Toxinologia comparativa dos escorpiões de interesse médico do Brasil" Coordenação: Dra. Valquíria Coronado Dorce. Vigência: 2011 a 2017. Rede de Colaboração: PPGTox e Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP; Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia, Universidade Federal de Minas Gerais e Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia,  Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA.
  • “Venenos Animais: Do Diagnóstico ao Tratamento do Envenenamento; da Estrutura ao Mecanismo de Ação das Toxinas”. Coordenação: Dra. Russolina Zingali, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação Butantan: Dra. Ana Maria Moura da Silva. Vigência: 2011 a 2017. Rede de Colaboração: PPGTox e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • “Caracterização Funcional de Toxinas Recombinantes do Veneno de Aranhas do Gênero Loxosceles (Aranha Marrom)”. Coordenação: Dr. Silvio Sanches Veiga, da Universidade Federal do Paraná. Coordenação Butantan: Dra. Katia Cristina Bárbaro Nogueira. Vigência: 2011 a 2017. Rede de Colaboração: PPGTox e Universidade Federal de São Paulo, campus Capital e Universidade Federal do Paraná.
  • Bioprospecção dos venenos animais disponíveis na Toxinologia brasileira com vistas à sua aplicação em biotecnologia e nas doenças negligenciadas (raiva, doença de Chagas e leishmanioses)” Coordenação: Dr. Benedito Barraviera, Faculdade de Medicina de Botucatu. Coordenação Butantan: Dr. Daniel Pimenta. Vigência: 2011 a 2017. Rede de Colaboração: PPGTox Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”: Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP – CEVAP, Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB – UNESP.

 

Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular, Programa CEPIDS/FAPESP

Coordenação: Dr. Hugo Armelim.

Pesquisadores Principais (PIs): Dr. Inácio Junqueira Azevedo, Dra. Solange Serrano, Dra. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, Dra. Denise Tambourgi, Dra. Yara Cury e Dr. Osvaldo Sant´Anna.

 

Projeto Temático da FAPESPA: Saúde - Edital: 006/2014,

“Estudo de Toxinas Animais como Modelo para o Desenvolvimento de Novos Fármacos com Potencial Terapêutico contra Leishmaniose Cutânea”.  Coordenação: Dra. Edilene Oliveira da Silva, Universidade Federal do Pará.

Participação da docente Sandra Coccuzzo do PPGTox.

 

Colaboração ativa da docente Dra. Catarina Teixeira do PPGTox com a Professora Dr. Monica Cristina Toffoli Kadri, do Programa de Pós-graduação em Farmácia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, MS.

 

Colaboração ativa da docente Dra. Ida Shigueko Sano Martins do PPGTox com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos (Palmas, TO), Universidade Federal do Tocantins.

 

Colaboração ativa da docente Dra. Denise Tambourgi do PPGTox com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Bioquímica e Inovação Tecnológica em Medicamentos da UFRN.

 
​​​