critérios para concessão de bolsas


Bolsas de Mestrado e​​ Doutorado:​


O PPGTox estimula os orientadores credenciados a solicitarem bolsas para os alunos diretamente às agências de fomento pois não detém a quantidade suficiente de bolsas para cobrir toda a demanda. 

As bolsas concedidas para o programa (quotas CAPES, CNPq ou outros) serão destinadas aos alunos que não obtiverem bolsas concedidas diretamente aos orientadores, obedecendo três critérios pela ordem:


1. Mérito
2. Antiguidade e desempenho acadêmico
3. Equilíbrio do número de bolsas concedidas aos alunos de cada processo seletivo Da seguinte maneira:
  • – Para os alunos recém-ingressos no Mestrado, o mérito será aferido pela ordem de classificação no processo seletivo e para alunos que ingressaram em períodos anteriores, pela ordem de classificação no processo seletivo acrescido de avaliação de desempenho nas atividades do programa;
  • – Para os alunos de Doutorado, a classificação será realizada a cada seis meses (abril e outubro), através de um seminário de defesa do projeto, avaliado por uma banca examinadora designada pela Comissão de Bolsas, análise do currículo Lattes e histórico escolar do Mestrado e do Doutorado que serão avaliados pela Comissão de Bolsas. Todos os alunos matriculados no PPGTox poderão participar, ressaltando-se que não será concedida bolsas por período inferior a seis meses;
  • – O número de bolsas concedidas pelo Programa será equilibrado entre os alunos que ingressaram nos diferentes processos seletivos proporcionalmente ao número de alunos aprovados;
  • – Havendo bolsas em número superior ao necessário para atingir o equilíbrio entre as turmas, estas serão destinadas aos alunos que ingressaram no processo seletivo mais antigo;
  • – Em caso de empate, haverá uma entrevista dos alunos com os membros da Comissão de Bolsas para desempate.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do PPGTox.

​​

Lembramos ainda, que as bolsas de Mestrado do programa têm duração máxima de 24 meses, e as de Doutorado 48 meses, contados a partir da data da matrícula inicial do aluno.



Bolsas de Pós-Doutorado (PNPD):


As bolsas do PNPD-CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado), eventualmente disponíveis ao  PPGTox, serão concedidas através de editais específicos para cada chamada, respeitando-se os seguintes critérios e procedimentos:


1. Serão selecionados candidatos com menos de cinco anos após a defesa do doutorado com base nos seguintes critérios:

  • Relevância do projeto de pesquisa dentro da área de concentração de Toxinologia e profundidade do conhecimento do candidato sobre o projeto.
  • Produtividade científica do candidato e histórico escolar da pós-graduação.
  • Produtividade científica e capacidade de formação do supervisor.
  • Propostas de adesão e colaboração às atividades de formação do PPGTox.

2. As bolsas terão duração de 24 meses podendo ser prorrogadas por mais um período de 12 meses, dependendo da análise dos resultados e principalmente das publicações resultantes. 

  • Os candidatos selecionados deverão apresentar relatórios anuais atestando desempenho relevante. 
  • Os candidatos selecionados deverão, necessariamente, desenvolver atividades de docência no PPGTox, que serão avaliadas no momento da renovação da bolsa.
  • Os candidatos sem desempenho relevante ou atividade de docência poderão ter suas bolsas canceladas após a avaliação do primeiro relatório, encaminhado após 12 meses de bolsa.