Edital da Proficiência em Língua Inglesa para o 1º semestre de 2019

​PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS
1810 Toxinologia – Instituto Butantan


1. INSCRIÇÃO:
Os exames de proficiência são ESPECÍFICOS para os institutos e faculdades para os quais são aplicados e só têm validade para ingresso nos cursos de pós-graduação dos mesmos.

Portanto, o exame 1810 Toxinologia só tem validade para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Toxinologia no Instituto Butantan.

Há também diferenças nos critérios internos para o ingresso no programa de pósgraduação entre os diversos institutos e faculdades da USP. Em vista disso, NÃO validaremos o resultado do exame de um instituto ou faculdade para ingresso em outro
ou mesmo em outra faculdade ou universidade.

Ciente do período de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário online, disponível na página “Proficiência em Inglês” (clique aqui) do site do Centro Interdepartamental de Línguas, observando o período de inscrição conforme estipulado no item 3 deste edital.

OBSERVAÇÕES:

 O candidato com deficiência que requer necessidades especiais deve enviar o atestado médico à SPG de sua unidade e à Equipe de Proficiência de Inglês, bem como apresenta-lo no dia da prova.

 No caso de prorrogação do tempo de prova, será permitido o acréscimo de até 40 minutos após o termino oficial da mesma.

2. BOLETO:

Após o preenchimento do formulário online, o candidato será direcionado a outra página onde terá acesso ao boleto gerado, no valor de R$ 75,00, o qual deverá ser salvo e/ou impresso a fim de efetuar o pagamento até a data limite estipulada no item 3 deste
edital.

O(a) candidato(a) deverá realizar o pagamento do boleto bancário no banco de sua preferência ou via internet até a data-limite impressa no próprio boleto. Os(as) candidatos(as) que não efetuarem o pagamento da taxa até a data limite prevista neste
edital terão a sua inscrição cancelada e NÃO p 3. DATAS PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA 1810 Toxinologia
(22/10/2018):

 21/09 a 12/10: período de inscrição, no qual o candidato deverá preencher o formulário online disponível na página “Proficiência em Inglês” (clique aqui). O formulário para inscrição será aberto às 13h do dia 21/09 e fechado às 13h do dia 12/10.

ATENÇÃO: Não haverá prorrogação desse período, nem o valor da taxa de inscrição será devolvido, conforme previsto nas NORMAS PARA OS EXAMES DE PROFICIÊNCIA

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO: aproximadamente uma semana após o término do período de inscrição, os candidatos receberão um e-mail de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Inglês, informando o local e o horário bem como as instruções
para o dia do exame.

 15/10: data-limite para pagamento da taxa de inscrição. Os(as) candidatos(as) que não pagarem a taxa até a data limite prevista neste edital terão a sua inscrição cancelada e NÃO poderão realizar o exame.

 22/10: Exame de Proficiência em Inglês, às 14h30, Cidade Universitária, campus Butantã (o local será informado aos candidatos inscritos através do e-mail de confirmação de inscrição mencionado acima).

 29/10: Divulgação do Gabarito no site do Centro Interdepartamental de Línguas na página “Proficiência em Inglês”, no campo destinado aos arquivos em pdf intitulado ANEXO, localizado no final da página.

 05/11: Envio do Resultado para a Secretaria de Pós-Graduação da Toxinologia. O Centro Interdepartamental de Línguas não divulga os resultados. A data e a forma de divulgação são de responsabilidade da SPG.

4. INFORMAÇÕES PARA O DIA DO EXAME 1810 Toxinologia (22/10/2018):

DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NO DIA DO EXAME: O documento de identidade aceito para identificação do candidato durante a realização do exame deve ser o mesmo especificado na inscriço, RG, passaporte ou RNE (Registro Nacional de
Estrangeiro), e deve estar dentro do prazo de validade além de permitir a identificação do candidato através da foto e da assinatura. O cartão USP NÃO será aceito como documento de identificação.

Os candidatos que não apresentarem o documento original com foto e o comprovante de pagamento do boleto juntamente com o boleto impresso, NÃO poderão realizar o exame.

OBSERVAÇÃO: Outros documentos podem ser apresentados para a realização do exame: cédula de identidade (RG), passaporte, carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei federal e carteira de motorista (CNH), contanto que sejam
documentos recentes e contenham o número de RG e assinatura.

DURAÇÃO DO EXAME: 2 horas
ESTRUTURA DO EXAME: para mais informações, consulte o item 6 das NORMAS DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA, divulgado no site do CentroInterdepartamental de Línguas.

USO DE DICIONÁRIO: O uso de dicionário impresso, monolíngue e/ou bilíngue, é permitido. Porém, NÃO permitiremos o compartilhamento de dicionários.

OBSERVAÇÕES:

 Para informações adicionais a respeito do exame, consulte as NORMAS DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA (clique aqui) no site do Centro Interdepartamental de Línguas.

 NÃO é permitido o uso de celular durante a prova. O mesmo deverá ser mantido desligado, e caso contrário, o candidato poderá ser desclassificado.

5. MOTIVOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO
Durante a prova:

 Má conduta;
 Uso de celular;
 Portfólio incompleto da prova (o aluno deve devolver todas as partes da prova,exceto a folha de rosto).

Reiteramos que o fiscal de sala tem autoridade para:

 Trocar o candidato de local em caso de suspeita de cola ou tumulto durante a
prova;
 Advertir o candidato por não obediência as regras;
 Anular a prova do candidato.
USO DE DICIONÁRIO: O uso de dicionário impresso, monolíngue e/ou bilíngue, é permitido. Porém, NÃO permitiremos o compartilhamento de dicionários.
OBSERVAÇÃO: Para informações adicionais a respeito do exame, consulte as NORMAS DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA  no site do Centro Interdepartamental de Línguas.