linhas de pesquisa

Biologia integrada a toxinologia.png​Biologia i​​ntegrada à Toxinologia

Estudo da biologia, história natural e ecologia de organismos produtores de toxinas, incluindo os mecanismos genéticos ligados à origem e evolução da diversidade dos venenos.

Toxinas microbianas.pngToxinas Microbianas

Estudos do mecanismo de ação de toxinas produzidas por micro-organismos e obtenção de anticorpos contra essas toxinas para seu uso como terapia e diagnóstico.

Toxinologia Estrutural .pngToxinologia estrutural

Caracterização da estrutura molecular, biossíntese e genômica das toxinas,  possibilitando a identificação de motivos estruturais importantes e caracterização da interação das mesmas com seus alvos fisiológicos.

Toxinas e sistemas biológicos.pngToxinas e sistemas biológicos

Estudos dos efeitos das diferentes toxinas na fisiologia animal, associados ou não a sua patologia, e o conhecimento sobre os mecanismos de ação dessas moléculas nos diferentes sistemas biológicos.

Envenenamento e terapeutica.pngEnvenenamento e terapêutica

Estudo dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos envenenamentos humanos por toxinas animais e microbianas visando o aprimoramento do diagnóstico e da terapia.

Bioprospecção e Desenvolvimento.pngBioprospecção e desenvolvimento

Utilização de venenos e secreções animais como ferramentas farmacológicas e/ou para descoberta de novas moléculas com possível ação terapêutica, passando por processos de desenvolvimento, ensaios pré-clínicos e depósito de patentes.