laboratórios

Laboratório de Bacteriologia​: A coleção de enterobactérias, que leva o nome de seu organizador, Prof. Dr. Luiz Rachid Trabulsi, é um dos destaques deste laboratório. A coleção é um material precioso para estudos de infecções intestinais e diagnóstico. O laboratório também possui uma plataforma multiusuários para montagem dos testes rápidos para diagnóstico do tipo fluxo lateral (dipstick).

Laboratório de Biologia Celular​: O laboratório possui um sistema de monitoramento para estudo de comportamento animal e infraestrutura para análise de imagens, incluindo microscopia óptica e eletrônica, de fluorescência e de varredura.

Laboratório de Bioquímica: O laboratório lida com sistemas de purificação e caracterização de proteínas como Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (HPLC), fluorímetros, sistemas para registro da atividade em preparações de musculatura isolada e em animal intacto (pressão arterial e temperatura).

Laboratório de Farmacologia:​ O Laboratório possui salas equipadas e apropriadas para cultura de células, ensaios com radioisótopos, registros eletroencefalográficos, testes comportamentais, estudos de inflamação e ensaios farmacológicos e bioquímicos. Também possui biotérios aclimatados para manutenção de roedores e de serpentes.

Laboratório de Fisiopatologia: O Laboratório possui um sistema para experimentos de microscopia intravital, com microscópio interligado a computador com programa de análise de imagens, além de pletismômetros para quantificação de edema de pata.

Laboratório Especial de Dor e Sinalização:​ Possui os equipamentos necessários para avaliação da sensibilidade dolorosa (testes comportamentais) em animais, que são usados para a seleção de novos compostos com atividade analgésica central e/ou periférica e o estudo dos mecanismos envolvidos no efeito analgésico destas substâncias. O laboratório conta ainda com testes específicos para avaliação da atividade e coordenação motora, por meio da utilização do Campo Aberto e rota-rod, metodologias in vitro para o estudo da sinalização celular da dor.

Laboratório de Genética: Possui equipamentos contemporâneos para pesquisa em Genética Molecular e estudo de Células Tronco.

Laboratório de Imunopatologia: Com instalações necessárias para o desenvolvimento de anticorpos monoclonais murinos ou anticorpos e seus fragmentos na forma recombinante, o Laboratório tem os requisitos para o isolamento e caracterização funcional de toxinas bem como a produção das mesmas na forma recombinante.

Laboratório de Imunoquímica: O Laboratório possui um Biotério de Aranhas com aparelho de extração de veneno, microscópios estereoscópicos, um deles dotado de sistema de captura e análise de imagem.

Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada: O laboratório possui equipamentos para análise proteômica, tais como sistemas de espectrometria de massas (nanoHPLC acoplado a espectrômetro): i) nanoLC-Acquity/Q-TOF Ultima API (Waters); ii) nanoLCUltra 1D plus(Eksigent)/LTQ-XL-ETD (Thermo); iii) nanoLC EASY-nLC II (Proxeon)/LTQ-Orbitrap Velos (Thermo) que possibilitam a realização de experimentos de LC-MS/MS; e uma unidade de genômica e transcriptômica que conta com bioanalisador de moléculas (Agilent), sequenciador capilar de DNA (Modelo 3100, Applyed Biosystems), pirosequenciador de DNA (modelo GS Junior, Roche) e sequenciador genômico (HiSeq1500 Illumina), além de dois servidores computacionais de múltiplos núcleos.

​​​​