Docentes permanentes

Docentes permanentes

Adriana Rios Lopes

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | adriana.lopes@butantan.gov.br

Doutora em Bioquímica, Universidade de São Paulo (2004). Pesquisador Científico VI do Instituto Butantan. Linha de pesquisa: Fisiologia molecular em Artrópodes com foco em enzimas e moléculas com potencial biotecnológico e inseticidas. Produtividade em pesquisa 2 CNPq.

Ana Maria Moura da Silva

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural/ Toxinas e Sistemas Biológicos/Biologia integrada à Toxinologia

Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia

Currículo lattes | ana.moura@butantan.gov.br

Desenvolveu Doutorado e Pós-Doutorado em Toxinologia e atua principalmente na elucidação dos mecanismos de ação de metaloproteinases de venenos de serpentes e diversidade de venenos ofídicos.

Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | ana.chudzinski@butantan.gov.br

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, (1978-1982). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Doutorado pelo Instituto Pasteur e INSERM (França). Realizou Pós-doutorado na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (ANMBs) - Argentina. Coordenadora de projetos que visam a interação público-privada. Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em coagulação e fibrinólise e em sobrevivência celular.

Carla Lima da Silva

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas biológicos

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | carla.lima@butantan.gov.br

Tenho interesse em modelos experimentais de inflamação com aplicação translacional. Utilizamos como ferramenta de intervenção no sistema imune, venenos e toxinas de peixes brasileiros como niquim, bagres, arraias e peixe-escorpião para o estudo da inflamação e mecanismos inatos de regulação da neutrofilia e da resposta humoral de memória com a diferenciação de linfócitos B de longa vida. Especialmente tenho interesse no uso do zebrafish como organismo modelo para avaliação dos mecanismos genéticos e moleculares mediadores da resposta imune de proteção.

Carlos Alberto Gonçalves Silva Jared

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia/Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Biologia Celular

Currículo lattes | carlos.jared@butantan.gov.br

É pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan. Atua em Biologia Integrativa com foco na Herpetologia. As suas linhas de pesquisa estão voltadas para o entendimento do papel do veneno (ou peçonha) na vida de anfíbios e répteis. Trata principalmente das adaptações morfológicas glandulares relacionadas à defesa desses animais contra predadores e microrganismos.

Catarina de Fátima Pereira Teixeira

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Farmacologia

Currículo lattes | catarina.teixeira@butantan.gov.br

Possui graduação pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Universidade de Sherbrooke (1994). Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Toxinologia, com ênfase no processo Inflamatório.

Daniel Carvalho Pimenta

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos/ Bioprospecção e Desenvolvimento/ Toxinologia Estrutural

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | dcpimenta@butantan.gov.br

Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisador científico (PqC-VI) do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Espectrometria de Massas, atuando principalmente nos seguintes temas: peptídeos naturais, toxinas e espectrometria de massas.

Denise Vilarinho Tambourgi

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos/ Envenenamento e Terapêutica/ Toxinologia Estrutural

Laboratório:
Laboratório de Imunoquímica

Currículo lattes | denise.tambourgi@butantan.gov.br

Possui graduação em Biologia pelo Instituto de Biociências da USP (1980), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Imunologia pela USP (1992). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoquímica atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Complemento, envenenamento por espécies de aranhas Loxosceles; imunogenicidade de venenos e toxinas animais

Eliana Faquim de Lima Mauro

Linhas de Pesquisa:

Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia

Currículo lattes | eliana.faquim@teste.com

Possui graduação em Ciências Com Habilitação Em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1999 e 2002). No período de 2002 a 2004 foi bolsista do Programa PRODOC-CAPES no depto de Imunologia da Uinversidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora científica nível VI e diretora técnica do laboratório de Imunopatologia do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia celular, citocinas, anafilaxia, imunossupressão e anticorpos.

Felipe Gobbi Grazziotin

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia

Laboratório:
Laboratório de Ecologia e Evolução

Currículo lattes | fgrazziotin@gmail.com

Possui graduação em Ciências Biológicas (UCS), mestrado em Zoologia (PUCRS) e doutorado em Zoologia (UNESP). Entre 2012 e 2016 realizou pós-doutorado no MZUSP (Brasil) e na FSU (EUA). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Coleções Zoológicas (LECZ), onde atua como curador da Coleção Herpetológica do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia e Genética com ênfase em sistemática e evolução de serpentes, atuando principalmente nos seguintes temas: filogenia molecular, genética de populações, bioinformática, micro e macroevolução de serpentes.

Fernanda Calheta Vieira Portaro

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Imunoquímica

Currículo lattes | fernanda.portaro@butantan.gov.br

Possui graduação em Química (UNICAMP), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (UNIFESP) e Pós-Doutoramento no Instituto Butantan. Tem experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação e caracterização de proteases e inibidores de proteases provenientes de venenos animais.

Geraldo Santana Magalhães

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e sistemas Biológicos; Toxinologia Estrutural

Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia

Currículo lattes | geraldo.magalhaes@butantan.gov.br

Possui graduação em Farmacia Bioquimica pela USP (1997), mestrado e doutorado em Biotecnologia pela USP (2006). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem e expressão de toxinas recombinantes em organismos heterólogos, biblioteca de cDNA, mutação sitio dirigida, transfecção de células de mamifero.

Gisele Picolo

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos/ Bioprospecção e desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Dor e Sinalização

Currículo lattes | gisele.picolo@butantan.gov.br

Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor e analgesia, venenos e toxinas animais.

Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de Azevedo

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia/Toxinologia Estrutural/ Bioprospecção e desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | inacio.azevedo@butantan.gov.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1998), doutorado em Biologia e Genética pela USP (2003) e pós-doutorado pelo Instituto Butantan. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em sequenciamento de DNA em larga escala, análise genômica e transcriptômica de glândulas de venenos, bioquímica de toxinas animais, evolução molecular de proteínas e biotecnologia.

Irina Kerkis

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural/ Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Genética

Currículo lattes | irina.kerkis@butantan.gov.br

Possui graduação em Biologia e Quimica na Rússia pela Universidade Federal de Tomsk (1978) e doutorado em Citogenética pelo Instituto de Citologia e Genética (1989) da Rússia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal. Trabalha com o isolamento, a caracterização e a diferenciação de células tronco embrionárias de camundongos e células tronco adultas humanas e suas aplicações terapêuticas em modelos animais.

Ivo Lebrun

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural/ Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | ivo.lebrun@butantan.gov.br

Possui graduação em Farmacia pela Universidade de São Paulo-RP (1981) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo-ICB (1990). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: peptideo bioativos tityus serrulatus, venenos, neurotoxinas, toxinas bacterianas.

Leo Kei Iwai

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | leo.iwai@butantan.gov.br

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology MIT (2005-2010) e pelo The Institute of Cancer Research em Londres, Inglaterra (2010-2012). Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, com ênfase em Proteoma e Fosfoproteoma em diversos modelos como doença de Chagas, diabetes e câncer.

Luis Roberto de Camargo Gonçalves

Linhas de Pesquisa:
Envenenamentos e Terapêutica / Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Fisiopatologia

Currículo lattes | luis.goncalves@butantan.gov.br

Biólogo pela UNISA, com mestrado e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela FMVZ-USP. Diretor do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan. Interesses atuais de investigação: (a) fisiopatologia dos envenenamentos por animais peçonhentos, com ênfase na ação de venenos e toxinas na resposta inflamatória; (b) lesões locais induzidas por venenos botrópicos e (c) melhoria na eficácia da soroterapia nas lesões locais induzidas por ofídios.

Marta Maria Antoniazzi

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos/Biologia integrada à Toxinologia

Laboratório:
Laboratório de Biologia Celular

Currículo lattes | marta.antoniazzi@butantan.gov.br

É pesquisadora do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Anatomia e Morfologia Comparadas, com ênfase em Histologia e Biologia Celular. Estuda a biologia e história natural de anfíbios e répteis, atuando na defesa química através de glândulas cutâneas e orais, e de lagartos e anfisbênias, enfocando a comunicação química e morfologia de glândulas feromonais.

Milton Yutaka Nishiyama Junior

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | milton.nishiyama@butantan.gov.br

Doutor em Bioinformática pela Universidade de São Paulo e pesquisador Associado do Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA) e Coordenador do Centro de Bionformática e Biologia Computacional do Instituto Butantan. Interessado em modelos de aprendizado de máquina e redes neurais para a predição de alvos moleculares e peptídeos bioativos, baseado na integração de dados de larga escala de multi-ômicas de Homo sapiens e organismos não-modelo, como animais peçonhentos e organismos patogênicos relacionados a saúde pública, para entendimento dos mecanismos moleculares que governam os sistemas biológicos.

Mônica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | monica.lopesferreira@butantan.gov.br

Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Imunologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na área de Bioquímica e Farmacologia no Instituto Butantan. Pesquisadora Científica Nível VI e Diretora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan. Pesquisadora Principal e Coordenadora da Plataforma Zebrafish e de Difusão do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS CEPID FAPESP). Trabalha na Caracterização toxinológica de venenos e toxinas animais, principalmente de Peixes. Com ênfase nas seguinte áreas: imunologia, farmacologia e bioquímica. Implantou e Coordena a Plataforma Zebrafish do Instituto Butantan onde desenvolve trabalhos na área de imunologia e toxicidade.

Orlando Garcia Ribeiro Filho

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Imunogenética

Currículo lattes | orlando.ribeiro@butantan.gov.br

Pesquisador Científico do Laboratório de Imunogenética do Instituto Butantan. Estuda a regulação genética dos componentes específicos e inatos da imunidade com significado biológico em doenças inflamatórias, autoimunes e neoplasias. Neste contexto, objetiva-se dar atenção especial ao potencial imuno-modulatório e terapêutico de zootoxinas (venenos e toxinas).

Ronaldo Zucatelli Mendonça

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Parasitologia​

Currículo lattes | ronaldo.mendonca@butantan.gov.br

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1980) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1995). Atua principalmente nos seguintes temas: cultivo de células animais e de inseto, Desenvolvimento de vacinas virais e Bioprospecção.

Roxane Maria Fontes Piazza

Linhas de Pesquisa:
Toxinas Microbianas/Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Bacteriologia

Currículo lattes | roxane.piazza@butantan.gov.br

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Ciências (Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora Científica do Laboratório de Bacteriologia em Instituto Butantan. Em sua linha de pesquisa em microbiologia é focada em patogenicidade bacteriana, principalmente toxinas bacterianas, e diagnóstico, com enfâse no desenvolvimento de anticorpos e padronização de ensaios imunossorológicos.

Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas biológicos

Laboratório:
Laboratório de Fisiopatologia

Currículo lattes | sandra.coccuzzo@butantan.gov.br

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e pós doutoramento (2010) no Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo. Investiga a ação da Crotoxina (CTX) sobre as funções e metabolismo energético de macrófagos e de que forma esta ação imunomoduladora da CTX interfere com a função e sinalização intracelular das células do microambiente tumoral.

Vanessa Olzon Zambelli

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório Especial de Dor e Sinalização

Currículo lattes | vanessa.zambelli@butantan.gov.br

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica UNESP. Doutor em Ciências, USP. Pós-doutorado,Stanford e no Laboratório de Dor e Sinalização (LEDS) do Instituto Butantan.