Docentes colaboradores

Docentes colaboradores

Ana Leonor Abrahão Nencioni

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Farmacologia

Currículo lattes | ana.nencioni@butantan.gov.br

Graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990) com mestrado (1996) e doutorado (2001) em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neurociências e toxicologia. Desenvolve estudos com venenos e toxinas de escorpião com foco principalmente em convulsão, comportamento, sistema nervoso central e desenvolvimento perinatal.

Claudia Trigo Pedroso de Moraes

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Bacteriologia

Currículo lattes | claudia.moraes@butantan.gov.br

Atualmente é Assistente Técnica de Pesquisa Científica e Tecnológica V do Instituto Butantan, no Laboratório de Bacteriologia. Finalizou o Doutorado Direto em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, em 2009, com ênfase em Virologia. Há dez anos, no entanto, desenvolve projetos de pesquisa relacionados à patogênese e mecanismos de virulência de Escherichia coli diarreiogênicas.

Eladio Oswaldo Flores Sanchez

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | eladio.flores@funed.mg.gov.br

Possui doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992), pós-doutorado em Química de proteínas na University of Southern California (1994-1996). Atualmente é pesquisador pleno (AST5-F) da Fundação Ezequiel Dias. Tem experiência na área de Bioquímica de macromoléculas, com ênfase em estrutura de proteínas e elucidação do mecanismo de ação. São priorizados componentes ativos de venenos animais (serpentes, aranhas) com ação no mecanismo hemostático e da interação proteína-proteína e proteína-ECM. Incluem-se proteínas com atividade enzimática (metaloproteases, serino proteases, l-amino ácido oxidases, fosfolipases A2 entre outras) e derivados isentos de ação enzimática (desintegrinas, lectinas).

Fernanda Faria

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Desenvolvimento e Inovação

Currículo lattes | fernanda.faria@butantan.gov.br

Graduada em Ciências Biológicas pelo IB-USP (1993), Mestre (1999) e Doutora (2004) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP. Experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente em hemostasia, inibidores de coagulação, agregação plaquetária, expressão de proteínas recombinantes e moléculas provenientes de animais hematófagos.

Hugo Vigerelli de Barros

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos / Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Genética

Currículo lattes | hugo.barros@butantan.gov.br

Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciências, área de Toxinologia (Instituto Butantan). Atualmente Pós - Doutorando do Laboratório de Genética, trabalhando com prospecção de toxinas com potencial de diferenciação de osteoclastos e atividade imunomodulatória. Possui experiência em Bioquímica, com ênfase em isolamento e identificação de biomoléculas e bioensaios.

Juliana Mozer Sciani

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural/Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | juliana.sciani@butantan.gov.br

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de moléculas de origem animal (venenos, toxinas e metabólitos) para fins terapêuticos; espectrometria de massas para entendimento de mecanismo de ação, proteômica e metabolômica.

Luciana Aparecida Freitas de Sousa

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural

Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia

Currículo lattes | luciana.sousa@butantan.gov.br

Bióloga, formada pela Universidade Federal do Pará (2012), com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências ? Toxinologia (PPGTox) do Instituto Butantan (2018). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) dentro do projeto Escalas da Biodiversidade- estudos integrados da evolução de serpentes e função do veneno. Atua na área de Toxinologia, com experiência na padronização de testes biológicos utilizando diferentes modelos animais, isolamento e caracterização de metaloproteinases de venenos de serpentes e em técnicas de caracterização antigênica de venenos.

Selma Maria de Almeida Santos

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia/Toxinas e Sistemas Biológicos.

Laboratório:
Laboratório de Ecologia e Evolução

Currículo lattes | selma.santos@butantan.gov.br

Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Pós-doutorado na área de Anatomia dos animais silvestres, ambas na Universidade de São Paulo. Pesquisadora Científica Nível VI do Instituto Butantan. Tem experiência em Reprodução Animal, atuando principalmente na área de acidentes ofídicos, relacionados a variáveis biológicas como, maturidade sexual, ontogenia e atividades das serpentes. Sua pesquisa envolve o conhecimento dos ciclos reprodutivos de serpentes e lagartos e a evolução das estratégias reprodutivas.

Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | sonia.andrade@butantan.gov.br

Graduada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS (1995). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2003). Realizou Pós-doutoramento no Instituto Butantan. Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em hemostasia; síntese e estudo da ação de inibidores peptídicos.