Docentes colaboradores

Docentes colaboradores

Ana Leonor Abrahão Nencioni

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Farmacologia

Currículo lattes | ana.nencioni@butantan.gov.br

Graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990) com mestrado (1996) e doutorado (2001) em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neurociências e toxicologia. Desenvolve estudos com venenos e toxinas de escorpião com foco principalmente em convulsão, comportamento, sistema nervoso central e desenvolvimento perinatal.

Eladio Oswaldo Flores Sanchez

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório de Bioquímica

Currículo lattes | eladio.flores@funed.mg.gov.br

Possui doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992), pós-doutorado em Química de proteínas na University of Southern California (1994-1996). Atualmente é pesquisador pleno (AST5-F) da Fundação Ezequiel Dias. Tem experiência na área de Bioquímica de macromoléculas, com ênfase em estrutura de proteínas e elucidação do mecanismo de ação. São priorizados componentes ativos de venenos animais (serpentes, aranhas) com ação no mecanismo hemostático e da interação proteína-proteína e proteína-ECM. Incluem-se proteínas com atividade enzimática (metaloproteases, serino proteases, l-amino ácido oxidases, fosfolipases A2 entre outras) e derivados isentos de ação enzimática (desintegrinas, lectinas).

Felipe Gobbi Grazziotin

Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia

Laboratório:
Laboratório de Ecologia e Evolução

Currículo lattes | fgrazziotin@gmail.com

Possui graduação em Ciências Biológicas (UCS), mestrado em Zoologia (PUCRS) e doutorado em Zoologia (UNESP). Entre 2012 e 2016 realizou pós-doutorado no MZUSP (Brasil) e na FSU (EUA). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Coleções Zoológicas (LECZ), onde atua como curador da Coleção Herpetológica do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia e Genética com ênfase em sistemática e evolução de serpentes, atuando principalmente nos seguintes temas: filogenia molecular, genética de populações, bioinformática, micro e macroevolução de serpentes.

Fernanda Faria

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Desenvolvimento e Inovação

Currículo lattes | fernanda.faria@butantan.gov.br

Graduada em Ciências Biológicas pelo IB-USP (1993), Mestre (1999) e Doutora (2004) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP. Experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente em hemostasia, inibidores de coagulação, agregação plaquetária, expressão de proteínas recombinantes e moléculas provenientes de animais hematófagos.

Hugo Vigerelli de Barros

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos / Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório de Genética

Currículo lattes | hugo.barros@butantan.gov.br

Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciências, área de Toxinologia (Instituto Butantan). Atualmente Pós - Doutorando do Laboratório de Genética, trabalhando com prospecção de toxinas com potencial de diferenciação de osteoclastos e atividade imunomodulatória. Possui experiência em Bioquímica, com ênfase em isolamento e identificação de biomoléculas e bioensaios.

Leo Kei Iwai

Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | leo.iwai@butantan.gov.br

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology MIT (2005-2010) e pelo The Institute of Cancer Research em Londres, Inglaterra (2010-2012). Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, com ênfase em Proteoma e Fosfoproteoma em diversos modelos como doença de Chagas, diabetes e câncer.

Luciana Aparecida Freitas de Sousa

Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural

Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia

Currículo lattes | luciana.sousa@butantan.gov.br

Bióloga, formada pela Universidade Federal do Pará (2012), com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências ? Toxinologia (PPGTox) do Instituto Butantan (2018). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) dentro do projeto Escalas da Biodiversidade- estudos integrados da evolução de serpentes e função do veneno. Atua na área de Toxinologia, com experiência na padronização de testes biológicos utilizando diferentes modelos animais, isolamento e caracterização de metaloproteinases de venenos de serpentes e em técnicas de caracterização antigênica de venenos.

Milton Yutaka Nishiyama Junior

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | milton.nishiyama@butantan.gov.br

Doutor em Bioinformática pela Universidade de São Paulo e pesquisador Associado do Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA) e Coordenador do Centro de Bionformática e Biologia Computacional do Instituto Butantan. Interessado em modelos de aprendizado de máquina e redes neurais para a predição de alvos moleculares e peptídeos bioativos, baseado na integração de dados de larga escala de multi-ômicas de Homo sapiens e organismos não-modelo, como animais peçonhentos e organismos patogênicos relacionados a saúde pública, para entendimento dos mecanismos moleculares que governam os sistemas biológicos.

Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski

Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento

Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada

Currículo lattes | sonia.andrade@butantan.gov.br

Graduada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS (1995). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2003). Realizou Pós-doutoramento no Instituto Butantan. Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em hemostasia; síntese e estudo da ação de inibidores peptídicos.