Ana Leonor Abrahão Nencioni
Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos
Laboratório:
Laboratório de Farmacologia
Currículo lattes | ana.nencioni@butantan.gov.br
Graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990) com mestrado (1996) e doutorado (2001) em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neurociências e toxicologia. Desenvolve estudos com venenos e toxinas de escorpião com foco principalmente em convulsão, comportamento, sistema nervoso central e desenvolvimento perinatal.
Carla Cristina Squaiella Baptistao
Linhas de Pesquisa:
Envenenamentos e Terapêutica/ Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Imunoquímica
Currículo lattes | carla.baptistao@butantan.gov.br
raduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2001), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2004), Mestrado (2004), Doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2010) em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Experiência nas áreas de Imunologia e Toxinologia, incluindo ativação celular, imunomodulação, sistema complemento, antivenenos, citometria de fluxo e desenvolvimento de imunoensaios.
Claudia Trigo Pedroso de Moraes
Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos
Laboratório:
Laboratório de Bacteriologia
Currículo lattes | claudia.moraes@butantan.gov.br
Atualmente é Assistente Técnica de Pesquisa Científica e Tecnológica V do Instituto Butantan, no Laboratório de Bacteriologia. Finalizou o Doutorado Direto em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, em 2009, com ênfase em Virologia. Há dez anos, no entanto, desenvolve projetos de pesquisa relacionados à patogênese e mecanismos de virulência de Escherichia coli diarreiogênicas.
Daniela Luz Hessel da Cunha
Linhas de Pesquisa:
Toxinas bacterianas
Laboratório:
Laboratório de Bacteriologia
Currículo lattes | daniela.luz@butantan.gov.br
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em microbiologia pela Universidade de São Paulo, e Doutora em Ciências (toxinologia) pelo Instituto Butantan. Desde o Doutorado atuou na área de anticorpos recombinantes para o diagnóstico de linhagens diarreogênicas de Escherichia coli. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Toronto, aprendendo técnicas de seleção de fragmentos de anticorpos recombinantes por phage display. Possui dois pós-doutorados, em toxinologia (CAPES/PNPD) e Saúde Publica (FAPESP) onde atuou com a aplicabilidade dos anticorpos rescombinantes e modelos animais alternativos como o zebrafish, ambos realizados no Instituto Butantan. Foi professora visitante adjunto C1 da Universidade Federal de São Paulo, campus São José dos Campos, atuando na área de anticorpos monoclonais e recombinantes como ferramentas biotecnológicas. Fez parte da linha de frente realizando testes moleculares de RT-PCR para o diagnóstico da COVID-19 no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular (LEDM) no Instituto Butantan. Atualmente é pesquisadora de laboratório Pleno no Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan realizando pesquisa na área de anticorpos recombinantes como biofármacos e ferramentas diagnósticas com financiamento da FAPESP.
Eladio Oswaldo Flores Sanchez
Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos
Laboratório:
Laboratório de Bioquímica
Currículo lattes | eladio.flores@funed.mg.gov.br
Possui doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992), pós-doutorado em Química de proteínas na University of Southern California (1994-1996). Atualmente é pesquisador pleno (AST5-F) da Fundação Ezequiel Dias. Tem experiência na área de Bioquímica de macromoléculas, com ênfase em estrutura de proteínas e elucidação do mecanismo de ação. São priorizados componentes ativos de venenos animais (serpentes, aranhas) com ação no mecanismo hemostático e da interação proteína-proteína e proteína-ECM. Incluem-se proteínas com atividade enzimática (metaloproteases, serino proteases, l-amino ácido oxidases, fosfolipases A2 entre outras) e derivados isentos de ação enzimática (desintegrinas, lectinas).
Emidio Beraldo Neto
Linhas de Pesquisa:
Toxinas Estrutural/ Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Bioquímica
Currículo lattes | emidio.beraldo@butantan.gov.br
Biomédico graduado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestre em Farmacologia, Doutor em Bioquímica pelo Instituto Butantan e Pós-Doutorado no Departamento de Biofisica na EPM-UNIFESP. Atualmente é Pesquisador Cientifico do Laboratório de Bioquímica e desenvolve suas linhas de pesquisa em (1) Neuroproteômica, que visa descrever complexos proteicos relacionado a plasticidade neuronal e sináptica, caracterizar mecanismos de ação de novas moléculas que atuam no SNC e estudar alterações dos proteomas em modelos de distúrbios neurodegenerativos. (2) Prospecção de novas moléculas bioativas a partir de venenos e secreções animais com potencial biotecnológico: antitumorais, antimicrobianos e neuroprotetor, atuando principalmente na purificação, identificação bioquímica (espectrometria de massas) e caracterização farmacológica.
Eneas de Carvalho
Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia/ Toxinas Microbianas
Laboratório:
Laboratório de Bacteriologia
Currículo lattes | eneas.carvalho@butantan.gov.br
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Genética e Biologia Evolutiva) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética e Biologia Evolutiva) pela Universidade de São Paulo (2008). É Pesquisador Científico nível VI do Instituto Butantan. Integrou o Conselho de Pesquisa e foi Diretor Substituto da Divisão de Desenvolvimento Científico desse Instituto. Tem experiência na área de Bioinformática, Biotecnologia, Microbiologia, Biologia Molecular, Genética e Evolução
Fernanda Faria
Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Desenvolvimento e Inovação
Currículo lattes | fernanda.faria@butantan.gov.br
Graduada em Ciências Biológicas pelo IB-USP (1993), Mestre (1999) e Doutora (2004) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP. Experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente em hemostasia, inibidores de coagulação, agregação plaquetária, expressão de proteínas recombinantes e moléculas provenientes de animais hematófagos.
Guilherme Rabelo Coelho
Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Bioquímica
Currículo lattes | guilherme.coelho@fundacaobutantan.org.br
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Norte do Paraná (2011), Especialização em Laboratório de Vigilância Epidemiológica pelo Instituto Adolfo Lutz (2012) mestrado em Toxinologia pelo Instituto Butantan (2014) e doutorado em Ciências pelo Instituto Butantan (2019). Atualmente é Pesquisador de laboratório júnior da Fundação Butantan e professor associado da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioprospecção, atuando principalmente na área de Venenos Animais pelo uso de técnicas cromatográficas e espectrométricas, desenvolvendo projetos na área de proteômica, imunoproteômica e pesquisa de novos fármacos.
Hugo Vigerelli de Barros
Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos / Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Genética
Currículo lattes | hugo.barros@butantan.gov.br
Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciências, área de Toxinologia (Instituto Butantan). Atualmente Pós - Doutorando do Laboratório de Genética, trabalhando com prospecção de toxinas com potencial de diferenciação de osteoclastos e atividade imunomodulatória. Possui experiência em Bioquímica, com ênfase em isolamento e identificação de biomoléculas e bioensaios.
Juliana Mozer Sciani
Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural/Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório de Bioquímica
Currículo lattes | juliana.sciani@butantan.gov.br
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de moléculas de origem animal (venenos, toxinas e metabólitos) para fins terapêuticos; espectrometria de massas para entendimento de mecanismo de ação, proteômica e metabolômica.
Luciana Aparecida Freitas de Sousa
Linhas de Pesquisa:
Toxinologia Estrutural
Laboratório:
Laboratório de Imunopatologia
Currículo lattes | luciana.sousa@butantan.gov.br
Bióloga, formada pela Universidade Federal do Pará (2012), com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências ? Toxinologia (PPGTox) do Instituto Butantan (2018). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) dentro do projeto Escalas da Biodiversidade- estudos integrados da evolução de serpentes e função do veneno. Atua na área de Toxinologia, com experiência na padronização de testes biológicos utilizando diferentes modelos animais, isolamento e caracterização de metaloproteinases de venenos de serpentes e em técnicas de caracterização antigênica de venenos.
Marucia Chacur
Linhas de Pesquisa:
Toxinas e Sistemas Biológicos/ Envenenamento e Terapêutica
Laboratório:
Outros
Currículo lattes | chacurm@icb.usp.br
Professor Livre Docente (Instituto de Ciências Biomédicas) pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas-ICB da Universidade de São Paulo; Pós- doutorado pela Universidade de Heidelberg- Alemanha; trabalho em colaboração com a Faculdade de Medicina da USP (departamento de cirurgia-disciplina de Anestesiologia), com o Instituto Butantan, além de colaboração com o laboratório da Dra. Linda Watkins da Universidade do Colorado em Boulder, onde realizou parte de seu doutorado e seu período como professor visitante (2022). Tem experiência na área de neuroanatomia, farmacologia, com ênfase em Dor e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: dor neuropática e dor muscular, nocicepção, bem como diferentes mediadores da resposta inflamatória. Ainda, possui uma linha experimental de tratamento não farmacológico para melhora de diversos tipos de dores, através da utilização de modelos como exercício físico e fotobiomodulação (laserterapia). Atualmente é vice coordenadora do Biotério do Departamento de Anatomia- ICB-USP, e integrante da comissão de Pós-Graduação do departamento de Biologia de Sistemas- ICB-USP. Orientador nos programas de Pós- Graduação, no Departamento de Anatomia (Biologia de Sistemas ICB); Núcleo de Neurociências e Comportamento Nec do Instituto de Psicologia-USP
Selma Maria de Almeida Santos
Linhas de Pesquisa:
Biologia integrada à Toxinologia/Toxinas e Sistemas Biológicos.
Laboratório:
Laboratório de Ecologia e Evolução
Currículo lattes | selma.santos@butantan.gov.br
Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Pós-doutorado na área de Anatomia dos animais silvestres, ambas na Universidade de São Paulo. Pesquisadora Científica Nível VI do Instituto Butantan. Tem experiência em Reprodução Animal, atuando principalmente na área de acidentes ofídicos, relacionados a variáveis biológicas como, maturidade sexual, ontogenia e atividades das serpentes. Sua pesquisa envolve o conhecimento dos ciclos reprodutivos de serpentes e lagartos e a evolução das estratégias reprodutivas.
Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski
Linhas de Pesquisa:
Bioprospecção e Desenvolvimento
Laboratório:
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada
Currículo lattes | sonia.andrade@butantan.gov.br
Graduada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS (1995). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2003). Realizou Pós-doutoramento no Instituto Butantan. Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em hemostasia; síntese e estudo da ação de inibidores peptídicos.