O programa de pós-graduação em Toxinologia (PPGTox) engloba a perspectiva multidisciplinar no desenvolvimento das questões biológicas relacionadas aos conceitos sobre venenos e toxinas de diferentes espécies, sua ação frente a receptores celulares ou moléculas efetoras participantes de processos farmacológicos ou fisiopatológicos. Os conceitos gerais sobre a complexidade, variabilidade e especificidade das toxinas, que são contemplados para a melhor compreensão sobre os organismos produtores de toxinas.
Nesse contexto, a transversalidade dos estudos contemplam desde a biologia do animal até aspectos moleculares das toxinas estudadas. Além disso, o programa adota também a aplicação dos conhecimentos gerados por meio da compreensão dos mecanismos fisiopatológicos dos envenenamentos humanos, visando assim melhorias imediatas na terapia dos acidentes e o uso de toxinas como ferramentas biotecnológicas ou moléculas-molde para a inovação farmacêutica. As linhas de pesquisa do programa destacam: Biologia integrada à toxinologia, toxinas microbianas, toxinologia estrutural, toxinas e sistemas biológicos, envenenamento e terapêutica e bioprospecção e desenvolvimento.
Outra característica do PPGTox é sua proposta de formação interinstitucional e de internacionalização, favorecendo o intercâmbio com diferentes instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior.
O PPGTox teve suas atividades iniciadas em 2010, tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes em 2009, com conceito 5. Os pesquisadores do Instituto Butantan compõem o núcleo permanente de docentes do programa, com formação reconhecida e aferida na produtividade científica nas diferentes áreas de especialidade requisitadas para o estudo das toxinas: Biologia animal, Biologia celular e molecular, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia, Patologia e Imunologia.